Vencedora do Concurso MIBE 2023/24
terça-feira, 31 de outubro de 2023
HALLOWEEN
Hoje, Dia das Bruxas, a tua BE sugere-te as seguintes leituras:
SINOPSE
A Mortina é uma menina, mas não é uma menina como as outras: é uma menina morta-viva.
Vive no Casarão Decadente, com a tia Falecida, e o seu único amigo é um galgo albino, chamado Tristonho, que anda sempre com ela.
A Mortina gostava de ter amigos da sua idade para brincar, mas está proibida de se mostrar às pessoas, não fossem elas apanhar um susto de morte.
Mas um dia surge a sua grande oportunidade: a festa do Halloween!
A Mortina nem sequer precisa de arranjar uma fantasia…
Mas o que acontecerá quando as outras crianças descobrirem que ela não está mascarada?
https://www.wook.pt/livro/mortina-barbara-cantini/21942692
Elle est belle, gentille et n'a aucun pouvoir maléfique.
Alors comment faire pour devenir une vraie sorcière et faire plaisir à sa mère, la célèbre Fleurkipic?
Avec de bons amis et un peu d'astuce rien n'est impossible !
O Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).
Reza a história que o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV que foi cimentado um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia, 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome.
A tradição manteve-se ao logo dos tempos, sobretudo fora das grandes cidades e com duas alterações significativas. O “peditório” passou a ser feito apenas por crianças e, em vez de pão, os donos das casas dão hoje bolinhos, romãs e frutos secos (em Trás-os-montes, por exemplo) ou doces e guloseimas. Para alegria de uns poucos, também há quem dê dinheiro.
No dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.
O dia de Pão por Deus era o dia em que antigamente se oferecia pão, bolos, vinho e outros alimentos aos mortos, de forma a pedir pela sua alma – por isso, também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.
Halloween ou, como também é conhecido, o Dia das Bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro. A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxónica. Contudo, foi-se tornando cada vez mais popular e, atualmente, é comemorado em diversas partes do mundo.
Crê-se que tenha tido a sua origem num ritual celta de festejos da colheita (Samhain). Mesmo de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos (na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” - Véspera de Todos os Santos, que originou a palavra Halloween)
Muito popular nos Estados Unidos e popularizado nos anos 50, nessa noite as crianças mascaram-se de forma assustadora e batem às portas dizendo “trick or treat” (“doçura ou travessura”). Caso a pessoa não dê algum doce, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
https://www.bertrand.pt/livro/isto-comeca-aqui-colleen-hoover/27373638
terça-feira, 24 de outubro de 2023
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
Segue-nos também no Instagram »»» https://www.instagram.com/bibliotecaperodealenquer/?hl=pt e/ou no Facebook »»» https://www.facebook.com/BibliotecaPeroAlenquer/
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
SINOPSE:
https://www.wook.pt/livro/isto-acaba-aqui-colleen-hoover/19337140
terça-feira, 10 de outubro de 2023
Aux enfants du monde.
Voici 100 poèmes issus des cinq continents, émanant de voix aujourd'hui connues dans le monde entier : Ismaïl Kadaré pour l'Albanie, Kiril Kadiiski pour la Bulgarie, Vénus Khoury-Ghata pour le Liban, Abdellatif Laâbi pour le Maroc, Édouard Maunick pour l'île Maurice, Léopold Sédar Senghor pour le Sénégal, Jacques Chessex pour la Suisse, Mahmoud Darwich pour la Palestine, Nâzim Hikmet et Özdemir Ince pour la Turquie et, pour la France, Jean de La Fontaine, Gérard de Nerval, Théophile Gautier, Victor Hugo, Verlaine et des poètes contemporains. Tous les thèmes sont présents, l'amour, la famille, l'amitié, le temps et les saisons, la Terre, l'univers, tout ce qui vit sur la planète et dans les océans. Dans cette anthologie, les textes sont classés par ordre alphabétique des pays.
De l'Antiquité à nos jours, un véritable petit trésor de la poésie universelle.
https://www.amazon.fr/100-po%C3%A8mes-monde-pour-enfants/dp/2749152771
Dia 5 de outubro - Implantação da República (1910)
Implantação da República
Antes de ser um regime – a 5 de outubro de 1910 –, a República foi um projeto de renovação da sociedade portuguesa.
Os princípios do republicanismo chegaram a Portugal nas últimas décadas do séc. XIX e ganharam um novo e decisivo fôlego na sequência do episódio traumático do Ultimato britânico. A partir de 1900, os ideais igualitários da República começaram a ser difundidos de forma sistemática. Quer fosse nos Centros Republicanos, quer fosse nos comícios – que juntavam milhares de pessoas –, a mensagem republicana foi acolhida com fervor por muitos setores insatisfeitos da população portuguesa, principalmente nos centros urbanos.
Marcada pela heterogeneidade, a “família republicana” (várias tendências dentro do partido Republicano Português) dividiu-se quanto ao regicídio de 1 de fevereiro de 1908, e muitos republicanos demarcaram-se publicamente do assassinato do Rei e do príncipe herdeiro, considerando-o como um revés para a causa republicana. No entanto, a deterioração da situação política provada pelo trágico acontecimento favorecia a conspiração.
O derrube efetivo do regime começou a ser preparado em 1909, numa ação concertada entre republicanos e elementos do Exército e da Armada, com reuniões preparatórias no seio das sociedades secretas Maçonaria e Carbonária.
Foi em Lisboa, centro do poder, que a revolução saiu à rua, às primeiras horas do dia 4 de outubro de 1910. Os combates duraram até à manhã do dia seguinte, estendendo-se do Terreiro do Paço à Rotunda (atual Parque Eduardo VII), com alguns incidentes pelo meio que quase fizeram gorar a revolução. O certo é que as forças monárquicas não conseguiram aproveitar os contratempos republicanos e na manhã do dia 5 de outubro de 1910 foi proclamada a República, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa.
Dia Mundial da Música - 1 de outubro
O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro. Esta data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que reúne várias entidades e individualidades do mundo da música.
Com o objetivo de promover esta arte em todos os sectores da sociedade, divulgar a diversidade musical e incentivar a partilha de experiências, amantes e simpatizantes de música desfrutam, neste dia, de programas musicais especiais, na maior parte das vezes gratuitos.
Como diria Nietzsche "A vida, sem música, seria um erro".