Guia da BE

segunda-feira, 14 de julho de 2014

António Ramos Rosa

Abre amanhã na Biblioteca Nacional uma mostra sobre a obra do poeta António Ramos Rosa.
Recordamos António com um excerto do seu Poema de um Funcionário Cansado:

A noite trocou-me os sonhos e as mãos
dispersou-me os amigos
tenho o coração confundido e a rua é estreita
(...)
Sou um funcionário apagado 
um funcionário triste
a minha alma não acompanha a minha mão
Débito e Crédito Débito e Crédito
a minha alma não dança com os números tento escondê-la envergonhado
o chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola do quintal em frente
e debitou-me na minha conta de empregado
Sou um funcionário cansado dum dia exemplar
Porque não me sinto orgulhoso de ter cumprido o meu dever?
Porque me sinto irremediavelmente perdido no meu cansaço? 

Sem comentários:

Enviar um comentário