Guia da BE

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

 

GRANDES VULTOS DA LITERATURA PORTUGUESA

Sophia de Mello Breyner Andresen
Poetisa, Escritora
Nascimento: Porto, 6 de novembro de 1919
Falecimento: Lisboa, 2 de julho de 2004
Curiosidades: Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. A sua infância foi passada na cidade do Porto. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver na cidade de Lisboa, tendo estudado Filologia Clássica na Universidade. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além disso, Sophia escreveu também ensaios, artigos e peças de teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e para o francês, alguns Poetas Portugueses.
Em termos cívicos a escritora caracterizou-se por uma atitude interventiva na política e na sociedade e após o vinte e cinco de abril foi eleita para a Assembleia Constituinte, pelo círculo do Porto.
A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros: O Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, tendo sido esta, a primeira vez em que uma Portuguesa venceu este prestigiado galardão.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias.
Dez anos depois do seu falecimento foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.
Na data em que se celebrou o seu centenário, 6 de novembro de 2019 foi-lhe concedido ainda o Grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
Algumas das principais obras de Sophia de Mello Breyner Andresen:
O Cavaleiro da Dinamarca
O Rapaz de Bronze
A Fada Oriana
Saga
Dia do Mar
A Noite de Natal
Musa – O Búzio
A Menina do Mar
Contos Exemplares
Histórias da Terra e do Mar
Os Três Reis do Oriente
A Floresta
Vários livros de Poesia

Sem comentários:

Enviar um comentário