Grandes Vultos da Literatura Portuguesa
Agustina Bessa-Luís
Escritora
Nascimento: Vila Meã, Amarante, 15 de outubro de 1922
Falecimento: Porto, 3 de junho de 2019
Curiosidades: Agustina Bessa Luís era filha do empresário Artur Teixeira Bessa e de sua mulher Laura Jurado Ferreira. O pai de Agustina viveu no Brasil onde se dedicou à exploração de casas de espetáculo e depois de regressar a Portugal tornou-se gerente do casino da Póvoa. As contingências da sua vida levaram a família a viver em vários lugares do Norte e do Douro, tais como: Gaia, Porto, Póvoa de Varzim, Águas Santas, Bagunte, Vila do Conde e Godim.
A relação com a região, durante largas temporadas da sua infância e adolescência, marcaria de forma indelével a obra da escritora.
Desde muito jovem que Agustina se interessou por livros, descobrindo na biblioteca do avô materno, os clássicos da literatura espanhola, francesa e inglesa, marcantes na sua formação literária.
Viveu quase sempre na cidade do Porto e durante uns cinco anos em Coimbra. Casou com uma pessoa culta, o estudante de Direito, Alberto Luís, uma pessoa culta com quem se correspondia. Do seu casamento nasceram: Alberto, Leonor e Lourença Agustina.
Estreou-se como uma brilhante romancista e “A Sibila” constituiu um enorme sucesso que lhe trouxe imediato reconhecimento geral, Foi com este livro que atingiu a total maturidade do seu processo criativo.
É conhecido o seu interesse pela vida e obra de um dos grandes expoentes da escola romântica, Camilo Castelo Branco, primeiro visconde de Correia Botelho, cuja herança se faz sentir quer a nível temático, quer a nível da técnica narrativa.
Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira, com quem manteve uma reação de amizade e de colaboração próxima.
O seu romance “As Fúrias” foi também adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria, (Teatro Nacional D. Maria II).
A sua criação era extremamente fértil e variada e foi traduzida em várias línguas. Também participou num pograma da RTP “Ela por Ela”, sobre provérbios e aforismos.
A Autora revela grande preocupação pela condição social e cultural dos Portugueses, particularmente interessada em perscrutar o passado, recorrendo à ficção para problematizar o conhecimento histórico e vivencial.
Em julho de 2006, deixou de escrever e retirou-se da vida pública devido a razões de saúde. A Escritora foi distinguida com vários prémios e condecorações.
Algumas das principais obras de Agustina Bessa-Luís
A Sibila
A Muralha
O Susto
As Pessoas Felizes
As Fúrias
Os Meninos de Ouro
Adivinhas de Pedro e Inês
Um Presépio Aberto
Um Cão que Sonha
A Vida e a Obra de Florbela Espanca
A Bela Portuguesa
Camilo: Género e Figura
Douro
Os Dezasseis Brasões
A Bela Adormecida
Sem comentários:
Enviar um comentário