Guia da BE

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Saramago

1 comentário:

  1. Há quinze anos atrás, eu era professora noutra escola e tinha duas turmas de 9.º ano de escolaridade, de Português. Assim que soubemos a notícia da escolha de Saramago, foi um rebuliço! Todos queríamos assinalar a data!
    Assim, propus que se constituíssem grupos e cada grupo fizesse um cartaz ou outro trabalho sobre Saramago - vida e obra.
    Houve um grupo que me abordou e, com a seriedade dos jovens de 14 ou 15 anos que conhecem os limites do mundo, me propôs corrigir a pontuação de uma obra de José Saramago.
    Leitora ávida da obra de Saramago, sou também penitentemente fiel à abertura às propostas dos meus jovens alunos... É claro que acedi! Sugeri-lhes que fossem à Biblioteca da escola e pedissem para fotocopiar em A3 uma página de um livro à escolha. Os alunos queriam mais, mas eu disse-lhes que era trabalho para uma aula, e que chegava.
    Foram e vieram num ápice. Orgulhosamente, disseram a todos os colegas qual ia ser o seu trabalho.
    E começaram... Labor duro, parecia... Deixei-os estar. Quatro "cabecinhas pensantes", do melhor que a turma tinha, a bufar e a desesperar... Ao fim de uns bons 45 minutos, a capitulação: "Professora, não dá para mudar nada! Isto está tudo bem pontuado! É diferente do 'normal' mas está pontuado!"
    Foi um dia de grandes aprendizagens para todos! Ganhei um conjunto de admiradores para Saramago! Ganhei o dia, com os meus meninos a descobirem a honra de um Nobel de Literatura para Portugal, e ganhei este momento único de memórias que agora partilho convosco!
    15 anos é pouco tempo; mas é um universo imenso que nos espera à entrada de um qualquer título de Saramago...
    MT

    ResponderEliminar