Guia da BE

sexta-feira, 28 de julho de 2017

«Todos Juntos Podemos Ler»




- O nosso agrupamento esteve no passado dia 27 no encontro nacional “TODOS JUNTOS PODEMOS LER” no Fórum Picoas, uma vez que é o 3º ano que integra este projeto, nós apresentámos há 2 anos.
- Desta vez fomos “beber” das experiências e boas práticas aplicadas em outras escolas e ouvir profissionais com vasto conhecimento e obra sobre a temática.
- É um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos/ Direção-Geral da Educação e do Plano Nacional de Leitura (PNL). Conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Portugal Telecom.
- É desenvolvido no nosso agrupamento em parceria com a Biblioteca Escolar (BE) e maioritariamente com os Professores de Educação Especial, pretende promover a leitura inclusiva para alunos com Necessidades Educativas Especiais; desenvolver métodos e hábitos de leitura; implementar estratégias de superação das dificuldades diagnosticadas e promover a articulação interciclos e interalunos.
- Vamos deixar-vos uma boa amostra do que se realizou no passado ano, 2015/16.
- Nas atividades do “Todo Juntos Podemos Ler”, foram tratadas várias obras, das quais se destacam: “A abóbora gigante”, (Erica Silverman); “o Sapo apaixonado”, (Max Velthuijs); “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, (Ana Saldanha); “A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket”, (John Boyne); “O Principezinho”, (Antoine de Saint-Exupéry); “Caiu um dente ao dragão”, (Laura Ferreira Rodrigues); “As plantas e os animais”, (coleção: Eu quero saber); “O pote rachado”, (autor desconhecido); “Adivinha quanto eu gosto de ti”, (Sam McBratney) e "El-Rei Tadinho" (Alice Vieira).
- Foram tratadas através de diversas formas, nomeadamente: Leitura individual ou conjunta, audições de leitura, exercícios de reconto dos textos, leitura expressiva/dramatizada, exercícios de escuta ativa para compreensão de ditados, questionários de interpretação do texto, realização de círculos de leitura com as turmas e leitura para as turmas do pré escolar (integrado na semana da leitura), caracterizações de personagens, análise e resumos individuais ou coletivos, redações com finais alternativos para as histórias, fichas de compreensão dos textos, elaboração de trabalhos a apresentar em Power Point, elaboração de textos criativos a partir das obras, realização de jogos de ordenação da história, ordenação de sequência de imagens sobre as obras, assembleias de “discussão” sobre a temática das obras, elaboração de um livro, criação de uma maquete, fichas de cálculo mental, quebra cabeças matemático, ilustrações, banda desenhada, pinturas com diversas técnicas, cartazes e postais.
- «O projeto, iniciado no ano letivo de 2011-2012, abrange 246 escolas de 72 agrupamentos de escolas, 99 professores bibliotecários, 390 professores de educação especial, 687 professores de várias áreas disciplinares e professores titulares de turma, 56 elementos das direções das escolas, 239 técnicos (terapeutas, psicólogos, assistentes operacionais) e cerca de 7000 alunos.» (in “Todos Juntos Podemos Ler – Histórias contadas em primeira mão”).
- Um bem-haja (ENORME) aos colegas de Educação Especial e das outras áreas disciplinares envolvidas, psicólogos, terapeutas e assistentes operacionais, bem como aos nossos queridos alunos evidentemente.

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